EDUCAÇÃO DOS JOVENS PARA A CIDADANIA FISCAL ATRAVÉS DOS JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Liliana Ivone da Silva Pereira Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Autor
  • Ana Arromba Dinis Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Autor

Palavras-chave:

Educação Fiscal, Jovens, Cidadania Fiscal, Jogos Digitais, Serious Games

Resumo

Numa sociedade onde se verificam elevados níveis de evasão fiscal, a necessidade de criação de uma consciência fiscal responsável torna-se uma medida urgente. Nesse sentido, a educação fiscal apresenta-se com um processo necessário à mudança de atitude face ao sistema fiscal. É desejável que este processo seja o mais abrangente possível, envolvendo vários atores da sociedade e começando na base da formação da personalidade e dos valores dos cidadãos. Como tal, o processo de educação fiscal deve ter início nos mais jovens, envolver os educadores, pais e professores, não esquecendo o papel fundamental da Autoridade Tributária, cujo principal objetivo será o de induzir os contribuintes ao cumprimento voluntário das suas obrigações. Durante muitos anos os jogos eram considerados a antítese da aprendizagem. No entanto, na última década tem existido uma interligação muito forte entre os jogos e a educação, ajudando as pessoas a experimentar, explorar e a testar. A educação para a cidadania fiscal vista a partir da perspetiva emergente da educação para a cidadania global é orientada para a necessidade de uma sociedade mais justa, pacífica, tolerante, inclusiva, segura e sustentável. Assim, é necessário que a sua aprendizagem seja levada a cabo ao longo da vida acompanhada de abordagens pedagógicas flexíveis que permitem o uso das tecnologias de informação e comunicação para chegar a diferentes públicos. Por essa razão, a “gamificação” ou utilização dos chamados “serious games” é identificada como catalisadora de mudança social, dando um caráter interativo e transversal às experiências que constituem o campo da educação para a cidadania fiscal através da criação de cenários que colocam o jogador em situações problemáticas que eles encontrarão na realidade. Perante o exposto, o objetivo deste trabalho passa pela reflexão sobre a importância da educação fiscal em Portugal, o papel dos jovens e a utilização dos jogos digitais como ferramenta útil para este processo. O trabalho apresentado resulta essencialmente de pesquisa e revisão da literatura relacionada com o tema, analisando-se o que tem sido efetuado em vários países, nomeadamente na Europa, e o método assentou na pesquisa documental e bibliográfica.

Downloads

Publicado

2021-12-31