PRÁTICAS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO NAS EMPRESAS DE UM DISTRITO DE PORTUGAL

Autores

  • Daniela Ferreira Lima Instituto Politécnico da Guarda Autor
  • Ana Cristina Marques Daniel Instituto Politécnico da Guarda Autor

DOI:

https://doi.org/10.53681/gbt42t94

Palavras-chave:

Contabilidade de Gestão, Práticas Contabilísticas Tradicionais e Contemporâneas

Resumo

Quanto mais importância é atribuída à informação gerada pela Contabilidade de Gestão, mais frequente é a periodicidade com que são elaborados relatórios. Compreender as Práticas de Contabilidade de Gestão de uma empresa é fundamental para diagnosticar as necessidades de mudança e identificar oportunidades de melhoria. Foram consideradas diversas metodologias relacionadas com a análise estatística descritiva e inferencial. O principal objetivo do artigo consiste em analisar as Práticas de Contabilidade de Gestão nas empresas de um Distrito do Centro de Portugal. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma melhor consciencialização por parte das empresas da importância da Contabilidade de Gestão. Destaque para a análise Custo-Volume-Resultado, Orçamentos. Activity - Based Costing (ABC) e o Balanced Scorecard (BSC).

Biografias do Autor

  • Daniela Ferreira Lima, Instituto Politécnico da Guarda

    Daniela Lima é Licenciada em Contabilidade e Mestre em Administração Pública, ramo Contabilidade, pelo Instituto Politécnico da Guarda. Trabalha atualmente na área da Contabilidade.

  • Ana Cristina Marques Daniel, Instituto Politécnico da Guarda

    Ana Daniel é doutorada em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e Gestão desde 2010. É professora adjunta no Instituto Politécnico da Guarda desde 1995, exercendo atualmente funções docentes na Unidade Técnico Científica de Economia e Gestão.

Downloads

Publicado

2026-02-10