A CONVERGÊNCIA ENTRE A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E O MARKETING: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS

Autores

  • Andreia Estrela Politécnico de Leiria Autor
  • Jacinta Moreira Politécnico de Leiria Autor

DOI:

https://doi.org/10.5368/ay5jht15

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Marketing, Comunicação Organizacional, Satisfação

Resumo

A Gestão de Recursos Humanos e o Marketing há muito que mostram sinais de atuação conjunta em prol dos benefícios da empresa. Tal é alcançado por meio da satisfação do cliente interno e da comunicação organizacional como fatores-chave na união das duas ciências. Partindo deste pressuposto, o objetivo do artigo é analisar a convergência entre a Gestão de Recursos Humanos e o Marketing e, simultaneamente, identificar os fatores subjacentes à comunicação organizacional capazes de influenciar a satisfação do cliente interno. Os resultados revelam que a comunicação interpessoal, a intenção de turnover e o clima organizacional potencializam a satisfação do cliente interno.

Downloads

Publicado

2020-12-31