MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS NO TURISMO. O CASO DE SALVADOR DA BAHIA,BRASIL

Autores

  • Jessica Sandes Autor
  • Miguel Constantino Autor
  • Naiara Andrade Autor

DOI:

https://doi.org/10.5368/ws030397

Palavras-chave:

Internet, Marketing digital, Redes Sociais, Turismo, Salvador da Bahia – Brasil

Resumo

A relação entre o marketing digital, as redes sociais e o turismo têm sido cada vez mais um tema de interesse na medida em que organizações públicas e privadas atualizam-se e desenvolvem novas ações estratégicas para atuar em meio às novas tecnologias. No entanto, a literatura indica que este cenário é ainda novo e são vários os caminhos a serem percorridos para que seja alcançado um bom planeamento que contenha esses três elementos. Quando este contexto abrange a área turística, o que se observa é uma relação entre os consumidores e as empresas e entidades do setor, permeada pelo espaço online, bem como as divulgações e o retorno do público-alvo a respeito de atividades dentro da cadeia turística. Estas conexões e contextualizações podem ser abrangidas, avaliadas e melhor calculadas com as ferramentas de marketing digital. Compreender de que modo se dão estas interligações torna-se fundamental para comprovar os efeitos gerados na comunicação e na movimentação turística de uma região. Desta forma, o presente estudo objetivou verificar o planeamento estratégico (2017 – 2020) da Prefeitura de Salvador da Bahia, Brasil, que foi desenvolvido com tendo em foco a comunicação digital para impulsionar o turismo da cidade. O método empregue para a análise foi o de generalização analítica, com uma pesquisa qualitativa que assumiu uma linha exploratória. Como conclusão foi possível identificar que a combinação entre o marketing digital, as redes sociais e o turismo podem alcançar implicações positivas, mesmo na esfera pública. No que se refere a futuras linhas de investigação, a finalidade seria a de ampliar o estudo, desta vez através de inquéritos, para entender de que maneira é que os visitantes começaram a observar a imagem da cidade no meio online. A intenção seria a de, ainda, conferir a perceção dos turistas após a visita.

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Publicado

2020-12-31