IMPACTO DA EXPERIÊNCIA EM ECOTURISMO NOS CONSUMIDORES: ANÁLISE DE REVISÃO ONLINE

Autores

  • Mafalda Neves Faria Universidade Católica Portuguesa Autor
  • Jorge Julião Universidade Católica Portuguesa Autor
  • Marcelo Gaspar Instituto Politécnico de Leiria Autor

DOI:

https://doi.org/10.5368/zax8hf55

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Turismo, Consciência Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Ecoturismo, Perceção do Consumidor

Resumo

De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), Portugal é o país europeu com maior crescimento no setor do turismo. No entanto, este recente aumento do turismo de massas pode ter um impacto negativo no ambiente e no meio de vida dos habitantes locais. Isto leva à necessidade de desenvolver soluções que permitam que a atividade turística seja mais sustentável e benéfica para os envolvidos e afetados por esta atividade. Focando-se no ecoturismo, neste trabalho foram analisados os comentários disponíveis no TripAdvisor sobre estabelecimentos certificados pela TÜV como “eco”. Este estudo centra-se na perceção dos consumidores sobre as reivindicações de sustentabilidade dos hotéis portugueses locais com certificação de eco-hotel. Além disso, foram analisadas as principais características relacionadas com o ecoturismo, como a natureza, a aprendizagem e a sustentabilidade. Com base nos resultados, é possível concluir que estes parâmetros relacionados com o ecoturismo são os menos referidos pelos os clientes nas avaliações sobre a sua experiência num eco-hotel, e que o facto de terem escolhido um eco-hotel não implicava que tal escolha se tenha baseava nas suas preocupações com o ambiente e a sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2020-12-31