PRÁTICAS DE E-GOVERNMENT NA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DA GUARDA

Autores

  • Isabel Cristina Antunes Afonso Lopes Unidade Local de Saúde da Guarda Autor
  • Ana Cristina Marques Daniel Instituto Politécnico da Guarda Autor

Palavras-chave:

E-Government, Digitalização, Modernização, Setor da Saúde

Resumo

O nível de digitalização dos serviços públicos, requisito em permanência dos organismos governamentais, está ancorado à cidadania e à Democracia, onde organizações e profissionais tentam dar resposta às necessidades sociais, para tornar o acesso dos seus utentes aos serviços, menos burocrático, mais transparente, satisfazendo as suas necessidades e excedendo as suas expetativas.
Considerando da temática do governo eletrónico e da sua implicação no setor da saúde, este estudo pretende refletir sobre as práticas de e-Government na Unidade Local de Saúde da Guarda.
Os resultados mais proeminentes revelaram que os inquiridos percecionam a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na prestação dos cuidados de saúde, constatando-se uma preocupação na modernização do setor e na melhoria dos serviços prestados.
Encontrou-se homogeneidade na opinião sobre o facto do principal objetivo na saúde é o de assegurar a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade dos ativos, o mais rápida e seguramente possível. Relativamente às questões de cibersegurança e ciber higiene, os inquiridos não possuem uma opinião formada sobre as políticas de segurança cibernética da instituição.
Os colaboradores da Unidade Local de Saúde da Guarda não deixam de referir que mais do que tecnologia, o setor da saúde em Portugal necessita de outras coisas para funcionar, como equipamento hoteleiro e humanização dos cuidados.

Downloads

Publicado

2022-11-30