A PERCEÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM RELAÇÃO AO TELETRABALHO NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO
DOI:
https://doi.org/10.53681/y0whyk76Palavras-chave:
Teletrabalho, Impacto no Serviço Público, Administração Pública, PerceçãoResumo
O ano de 2020 foi um ano pautado por novas realidades devido à pandemia Covid-19. Assim, os últimos anos foram impactantes caracterizando-se por novas realidades pautadas pela perda de liberdade e maior isolamento social. As pessoas foram forçadas a
uma nova forma de estar e assistiu-se a uma organização e implementação do trabalho em todas as áreas de atividade social e económica. A Administração Pública não foi exceção e procurou adaptar-se à realidade existente enfrentando um conjunto de desafios que surgiram com uma rapidez extrema. Num ambiente cada vez mais adverso em termos competitivos, torna-se relevante para as empresas e instituições apostarem em metodologias de trabalho que lhes permitam a obtenção de índices de produtividade acima das expetativas delineadas pela gestão. Assim, e de forma generalizada, implementou-se o Teletrabalho na Administração Pública. No entanto, este modelo de atividade laboral dos trabalhadores em funções públicas ainda fica longe de ser o privilegiado pelo Governo. Pretende-se com este estudo através do objetivo geral, analisar as perspetivas dos trabalhadores da Administração Pública na adoção do Teletrabalho. Assim, este estudo tem como objetivos específicos, identificar qual a perceção dos trabalhadores da Administração Pública sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no contexto do Teletrabalho e por fim, saber qual a perceção dos trabalhadores em relação à aplicabilidade do Teletrabalho na Administração Pública. Os resultados permitem concluir que, de uma forma geral, os trabalhadores inquiridos encontram-se motivados e aceitam esta modalidade como práticas de trabalho, mas sobressai a importância de haver condições de trabalho para a execução das tarefas, nomeadamente questões de ergonomia, equipamentos informáticos bem como do pagamento de despesas como, eletricidade e internet. De realçar ainda que, as organizações em nada motivaram os seus funcionários para a realização das tarefas em Teletrabalho.


