DETERMINANTES DA LEALDADE A UMA MARCA TECNOLÓGICA: A SONY PLAYSTATION

Autores

  • Anabela Maria Bello de Figueiredo Marcos Instituto Politécnico de Coimbra Autor
  • Pedro Emanuel Balhau Nunes Instituto Politécnico de Coimbra Autor

Palavras-chave:

Notoriedade da Marca, Experiência com a Marca, Brand Engagement, Satisfação com a Marca, Lealdade à Marca

Resumo

Num mercado com elevada concorrencia, as empresas devem esforcar-se por criar lacos de fidelidade com os seus clientes. Assim, o objetivo deste estudo centra-se na identificação dos antecedentes mais importantes da lealdade a marca Playstation da Sony. Desta forma, tentaremos preencher uma lacuna na literatura academica, uma vez que nao existe um estudo conhecido em Portugal que examine as relacoes entre variaveis que foram consideradas essenciais para alcancar a lealdade a marca Playstation da Sony. Este e o caso da experiencia da marca, da notoriedade da marca, da satisfacao com a marca, do brand engagement e da lealdade a marca.
Esta investigacao propoe um modelo teorico, testado atraves dos modelos de equações estruturais. Para este fim, foi utilizado um questionario online, colocado nas comunidades de marca do Facebook, e enviado tambem atraves de e-mail a varios estudantes do IPC e a um circulo de amigos, tendo sido recolhidos 236 questionarios validos. Os resultados obtidos indicam que a experiencia com a marca tem um efeito positivo tanto na notoriedade da marca como no brand engagement. Por sua vez, a notoriedade da marca influencia positivamente o brand engagement e a satisfacao com a marca. A notoriedade da marca, por outro lado, tem um impacto positivo nao so na satisfacao com a marca, mas tambem na lealdade a marca Playstation da Sony. Finalmente, clientes satisfeitos tornam-se leais a marca Playstation da Sony.

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Publicado

2022-11-30