REDES DE COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL - O CASO DE CASTELO BRANCO
Palavras-chave:
Cooperação Empresarial, Competitividade Empresarial, Inovação, Redes de CooperaçãoResumo
A cooperação tem tido uma presença assídua nas discussões de alternativas para acelerar o desenvolvimento económico e social das nações, como parte de resolução de problemas numa sociedade mais complexa. A cooperação entre empresas pode ser fundamental como ferramenta estratégica para torná-las mais competitivas.
O objetivo do presente estudo é demonstrar a importância das redes de cooperação no crescimento e sobrevivência das empresas, e o caso do concelho de Castelo Branco.
Neste trabalho, será feita uma revisão das diferentes perspetivas de diversos autores sobre redes de cooperação, competição e Coopetição, de modo a refletir sobre os conceitos, e como os mesmos se relacionam na área empresarial.
Sendo Portugal um país maioritariamente constituído por micro, pequenas e médias empresas (99.9%) (PORDATA, 2021), é fundamental a cooperação e a competitividade entre as mesmas, para o seu crescimento, desenvolvimento e sobrevivência num mundo globalizado.