ECOSSISTEMA DA SAÚDE – ESTUDO DE ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE PACIENTES DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Joana Santos Raimundo Universidade de Coimbra Autor
  • Sónia Duarte Vieira Instituto Politécnico de Beja Autor

Palavras-chave:

Marketing de Relacional, Fidelização, Qualidade, Marketing Digital, Ecossistema da Saúde

Resumo

O atual contexto pandémico está a afligir toda a comunidade a nível mundial de forma diferenciada, tem desafiado todos os setores e, em particular, o setor da saúde, induzindo a que o mesmo, seja um dos fenómenos mais respeitados do meio contextual, e que está a enfrentar fortes desafios causados pela pandemia.
Todas estas alterações incitadas pela pandemia Covid-19 trouxeram profundas transformações às estruturas empresariais. O marketing converteu-se numa área mais centralizada, responsável e estimada internamente, facilitando a confiança dentro das instituições, entre as mesmas e os clientes.
Assim, como os restantes setores de atividade, o marketing tornou-se essencial, e os serviços de saúde começam a ficar preocupados com aspetos relacionados com o mesmo, que influenciam a confiança, satisfação, fidelização e permanência dos seus pacientes nas consultas, demonstrando qualidade e segurança.
Na atual situação, e tendo presente a forçosa evolução tecnológica do setor, para responder às carências dos pacientes e preservar a confiança dos mesmos, o objetivo deste estudo, é expor estratégias que permitam às instituições de saúde pública preservar e fidelizar os seus pacientes, durante e após a pandemia Covid-19, mantendo o grau de satisfação e fidelização dos mesmos ao setor, conforme se verificou no pré pandemia.
Tendo por base um estudo realizado pré-pandemia Covid-19 ao setor da saúde, numa região interior de Portugal, compreendeu-se que existe confiança e comprometimento dos pacientes com os serviços de saúde, consideram que existe qualidade nos serviços prestados, são fiéis ao serviço, pretendendo manter uma relação duradoura.
O presente estudo pretende expor um conjunto de estratégias assentes nos meios de comunicação digitais, para manter o grau de fidelização dos pacientes à instituição de saúde no atual contexto pandémico. Futuramente, a pesquisa deve ser seguida para investigar e analisar o feedback das estratégias de fidelização expressas para o setor.
É de salientar a contribuição do mesmo para as unidades de saúde pública e privadas, ao permitir apreender e aplicar os conceitos, integrando-os e cruzando-os com outras realidades, nomeadamente, no que respeita à aplicação de técnicas de marketing digital na conquista da confiança e fidelização dos pacientes, em pleno contexto de pandemia e futuramente.

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Publicado

2021-12-31