WEB EXPERIENCE E A DECISÃO DE COMPRA ONLINE NAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X, Y E Z

Autores

  • Ricardo Silva Autor
  • Ana Pinto Instituto Politécnico de Castelo Branco Autor
  • Sara Nunes Instituto Politécnico de Castelo Branco Autor

Palavras-chave:

Web Experience, E-commerce, Decisão de Compra, Online, Gerações

Resumo

O e-commerce assume cada vez mais um papel preponderante numa sociedade conectada com acesso a informação e que valoriza diferentes soluções de compra. Assim, cada vez mais as marcas procuram identificar tendências, adaptar processos e enriquecer a experiência de compra, perspectivando impactar o comportamento do consumidor online e influenciar as suas práticas de consumo.
Embora o processo de comprar online já seja natural para uma grande fatia da sociedade, outros começaram recentemente a adoptá-lo, podendo desde já perspectivar-se que na maioria dos casos, esta tendência irá ainda crescer mais nos próximos anos.
Toda a experiência no processo de navegação poderá ter impacto directo na decisão de compra. Assim, e como cada geração reúne características próprias e diferenciadoras, as mesmas podem resultar em diferentes estímulos, inseguranças e preferências no processo de compra online. Para a concretização deste trabalho, foram consideradas as gerações Baby Boomers, X, Y e Z.
Através da análise teórica, identificou-se que as categorias e subcategorias que constituem a Web Experience são:
1. Funcionalidade (usabilidade e interactividade)
2. Psicológico (confiança)
3. Conteúdos (estética e marketing mix)
Após o tratamento do questionário elaborado, verificou-se que as subcategorias Usabilidade e Estética são as que têm maior diferencial de impacto em cada geração, relativamente à Web Experience.
Concluiu-se ainda que impactam de forma diferente na decisão de compra as subcategorias Estética e Marketing Mix.
Assim, todo o processo de compra online deve ser trabalhado pelas marcas, da forma mais direcionada e valorizada pelo seu target, construindo uma experiência de compra personalizada e diferenciadora em que o cliente percepcione o valor acrescentado que este processo lhe aporte.

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Publicado

2021-12-31