AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMAGEM NA VILA DE MÉRTOLA

Autores

  • Ana Lúcia Horta Instituto Politécnico de Beja Autor
  • Carlos Conceição Instituto Politécnico de Beja Autor
  • Sónia Isabel Duarte Vieira Instituto Politécnico de Beja Autor

DOI:

https://doi.org/10.5368/51dcdm82

Palavras-chave:

Marketing, Marketing de lugares, Imagem, Lugar, Mértola

Resumo

Nos últimos tempos, a vila de Mértola tem vindo a assumir, um papel preponderante na configuração do turismo em território nacional. Sendo o turismo o principal motor de desenvolvimento económico da região, importa estudar o impacto que a ‘Marca Mértola’ tem perante o mercado interno. Esta imponência está associada a um conceito cada vez mais
explorado, o de marketing de lugares, que deve ser encarado pelos governantes locais, como uma ferramenta que desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico, social, político e sustentável de países, regiões ou cidades, de modo a que sejam comercializados eficientemente. Diante este cenário, e tendo em mente a importância do local, a pergunta de partida deste estudo prende-se com ‘O impacto da imagem da vila de Mértola como contributo para o seu desenvolvimento?’. O objetivo do estudo é analisar e descrever a importância das ferramentas de marketing no estudo da identidade dos lugares, colocando como hipótese de estudo uma avaliação positiva e favorável relativamente ao impacto da imagem da vila de Mértola para o seu desenvolvimento. Para isso, com base no modelo conceitual, foi realizado um estudo para analisar a questão do ponto de vista de quem reside ou trabalha na localidade. Na fase empírica, foram inquiridos 258 indivíduos, a partir de uma amostra de conveniência. Os resultados mostram que a imagem percebida da vila de Mértola, tanto pelos seus residentes como pelos seus trabalhadores, tem uma conotação bastante positiva. Este estudo examina a importância do marketing de lugares para os residentes e trabalhadores da vila de Mértola, no entanto, a avaliação das variáveis em estudo é feita apenas pela perspetiva do cidadão particular, excluindo a perspetiva empresarial e dos demais envolvidos no local. No futuro, a pesquisa deve ser seguida para aprofundar o estudo na perspetiva anteriormente indicada. O presente estudo oferece uma contribuição para os diferentes públicos-alvo da localidade, de modo a satisfazer as suas necessidades e tornar o local mais atraente, permitindo ampliar os conceitos aprendidos, integrando-os e cruzando-os com outras realidades.

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Publicado

2021-06-30