A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA CAPTAÇÃO DE NOVOS ALUNOS DO IPCB
Palavras-chave:
Marketing Digital, Redes Sociais, Ensino Superior, Captação de AlunosResumo
A utilização da internet e das redes sociais faz parte da rotina de milhares de pessoas, nomeadamente dos jovens, que estão quase permanentemente online. Esta realidade levou as instituições de ensino superior a adaptarem-se aos hábitos das novas gerações, para assim chegar de forma mais fácil, rápida e competitiva ao público alvo: os candidatos a frequentar o ensino superior.
Pretende conhecer-se a perceção dos alunos do Politécnico de Castelo Branco sobre as ações de marketing digital, através das redes sociais, com vista à captação de alunos. O estudo assentou num modelo teórico previamente definido, e elaborado com base na revisão da literatura e de estudos prévios sobre o tema em estudo.
Verificou-se que alunos e ex-alunos da Instituição têm a perceção de que a procura de informação nas redes sociais do IPCB influencia positivamente a decisão quanto à escolha do curso/Instituição, enquanto a importância da informação sobre a Instituição nas redes
sociais e a frequência de acesso às redes sociais parece não influenciar a decisão.
Concluiu-se que a utilização das redes sociais é fundamental para o IPCB implementar as estratégias de marketing, com vista à captação de alunos e que as redes sociais constituem apenas um meio para chegar aos potenciais alunos, sendo fundamental planear de forma rigorosa a informação a disponibilizar e a forma de o fazer, no sentido de garantir que é esclarecedora, relevante e atrativa, e responde às expetativas dos candidatos ao ensino superior.