PERCEÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS HOTEIS: PERSPETIVAS DOS CLIENTE E DA GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.5368/gwfztz67Palavras-chave:
Sustentabilidade ambiental, hospitalidade, Perceções dos consumidores, Práticas sustentáveisResumo
Com cada vez mais relevância, a nível nacional e global, o tema da sustentabilidade tem promovido significativos ajustamentos nos comportamentos humanos diários, no sentido de minimizar os impactos no ambiente através de produtos, serviços e procedimentos. A indústria hoteleira é uma das áreas de negócios que tem feito esforços significativos para reduzir a sua pegada ecológica, introduzindo muitas melhorias nas suas rotinas diárias de trabalho. Este trabalho aborda um inquérito a clientes que originou 320 respostas, e cinco entrevistas de gestores de hotéis, abordando as suas motivações e dificuldades na adoção de práticas sustentáveis. Esta investigação centra-se em encontrar as principais perceções e comportamentos dos consumidores e gestores hoteleiros sobre a conservação do próprio ambiente e a sua perspetiva sobre a sustentabilidade para a indústria hoteleira. Os resultados preliminares mostram que os consumidores estão a introduzir políticas mais frequentemente sustentáveis nas suas rotinas e consideram a sustentabilidade ambiental como uma prática importante na sua vida. Além disso, os inquiridos assumem que a indústria hoteleira tem um papel importante na preservação do ambiente. No entanto, os participantes não escolhem um hotel ou alojamento local devido às suas práticas ambientais, questões como o preço ou a localização são mais importantes no processo de seleção.