FATORES MOTIVADORES, PRINCIPAIS BARREIRAS E LIMITAÇÕES NA ADOÇÃO DO E-COMMERCE
DOI:
https://doi.org/10.5368/6z25ed13Palavras-chave:
Comércio eletrónico, evolução, condicionantes, estratégia, inovação, competitividade, COVID-19Resumo
O mundo tecnológico é uma realidade incontornável na atividade das empresas e das pessoas, marcando cada vez mais o futuro e os agentes que se confrontam com problemas de escala, onde a digitalização e o comércio eletrónico são importantes fatores de penetração em outros mercados. Independentemente da dimensão de qualquer empresa, a atual realidade obriga não só a uma presença online destacada e dinâmica, que permita estabelecer e manter relacionamentos efetivos com o mercado, mas sobretudo adaptar os processos e as equipas para a revolução tecnológica. Num contexto de economia aberta, e como consequência do forte crescimento da Internet ao longo dos últimos anos, este artigo procura compreender o fenómeno do comércio eletrónico, as suas definições, os seus princípios estratégicos, elementos motivadores, principais barreiras e limitações. A partir de uma revisão narrativa da literatura a contribuição do presente estudo consiste, em identificar melhor este fenómeno, e pode servir de ponto de partida para outros estudos capazes de responderem positivamente às crescentes exigências deste tipo de mercado face às constantes e rápidas evoluções do seu ramo tecnológico.